top of page

5 Passos para construir uma estratégia de SEO

Todos os negócios querem estar nas primeiras páginas dos buscadores. O SEO – Search Engine Optimization – virou febre para quem colocou seu negócio no mundo digital. Não à toa. Todo mundo faz buscas o tempo todo. Por outro lado, nem todos os empresários possuem orçamento de marketing que possa “testar” palavras-chave que funcionam para seu negócio, de forma paga no Google Ads.





Neste artigo, vou trazer algumas experiências e teorias sobre o SEO e como temos ajudado pequenos empreendedores, startups e empresas a ranquear melhor no Google.


Como funciona o Google? Como ele encontra páginas e websites?


O Google é programado para encontrar termos, palavras e frases e seu sistema rastreia a internet para localizar conteúdos relevantes para o usuário. Ano após ano, o Google evolui seu sistema de inteligência para tornar a busca mais rápida e que encontre o objetivo do usuário.


De acordo com o próprio Google, em torno de 15% de novas buscas de palavras e termos são pesquisados diariamente. Ou seja, são inéditas. Isso quer dizer que o trabalho de evolução de um projeto de SEO não acontece da noite para o dia e precisa de acompanhamento contínuo.



Como iniciar uma estratégia de SEO


1. Auditoria de SEO do Site


Inicialmente, para listar as melhores palavras para sua empresa é preciso realizar uma auditoria de SEO. Isso significa fazer um rastreamento das páginas e verificar como você ranqueia no Google e com quais palavras ou termos.


2. Identifique os termos e palavras do seu negócio


Muitos clientes nos procuram com um projeto de SEO, mas sequer pararam para pensar nesse passo, o que é importantíssimo para iniciar um negócio digital. Algumas empresas acabam desperdiçando investimento em campanhas de Google Ads, porque não pararam para fazer essa primeira etapa. Por isso, deve-se realizar uma pesquisa de termos e/ou frases que podem contribuir para um ranqueamento melhorado.


3. Escrever para SEO


Em outro blog, mencionamos a importância do conteúdo, que continuará sendo uma tendência ainda mais forte para 2022. Tanto em B2B como para B2C. Por isso, seus conteúdos precisam conter palavras e termos que você identificou como principais Blogs, posts, artigos, releases devem ser escritos de maneira que contenha os termos mais importantes.


Um ponto a considerar, é manter a semântica desses conteúdos. Não adianta escrever com termos repetitivos achando que vai ranquear melhor. Isso pode até acontecer num primeiro momento, porém, seu site pode ser penalizado e sair do ar. Portanto, o que você escreve em seus canais deve ser relevante e fazer sentido para o que você oferece ao seu cliente.


4. De olho no SEO da concorrência


Quando falamos de um projeto orgânico, ou seja, de um trabalho de marketing digital com SEO, devemos também saber como a concorrência se comporta. Encontrar termos similares aos dos seus concorrentes pode ajudar a melhorar sua posição nas buscas, e, dessa forma, ganhar posições.


E você deve pensar o seguinte: assim como seu trabalho de acompanhamento de SEO é contínuo, o da concorrência também. Portanto, ter relatórios e analisar o mercado, num mundo digital cada vez mais dinâmico, deve fazer parte do processo.


5. SEO On Page


Esse termo significa fazer links internos do seu conteúdo, que pode direcionar para seu blog, sua página de serviços, suas redes sociais e assim por diante. Dessa forma, escrever referindo-se aos conteúdos do seu próprio site ou canais, auxilia no ranqueamento dos buscadores.


A Hator trabalha com estratégia de SEO e conteúdo. Fale com a gente.

16 views0 comments
bottom of page